CADASTRO NACIONAL UNIFICADO DOS GUARDAS MUNICIPAIS
Instituído pela Resolução CNGM nº 006/2018, o CNUGM tem por objetivo integrar em uma única base de dados todos os guardas municipais do Brasil, de modo a favorecer a implementação das políticas de valorização profissional, de capacitação dos agentes de segurança pública municipais, bem como a sua atuação como integrantes operativos do SUSP – Sistema Único de Segurança Pública nos termos das Leis Federais nº 13.022/14 e 13.675/18.
Uma das funções do CNUGM é a emissão da CINGM – Carteira de Identidade Nacional dos Guardas Municipais, a qual possibilita a devida identificação dos guardas pelos outros órgãos operativos do SUSP (federais, estaduais e municipais), bem como poder checar os seus vínculos com as respectivas instituições municipais.
A adesão ao sistema CNUGM é GRATUITA, devendo o comando da Guarda Municipal solicitar os acessos mediante assinatura do termo de adesão com indicação dos servidores públicos que terão acesso ao sistema. O CNGM disponibilizará logins e senhas para os respectivos gestores municipais.