jun 2018
15th jun 2018

CNGM NO SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Acompanhe a fala do Presidente do CNGM no Seminário Nacional de Segurança Pública em Brasília

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=560249677708786&id=385336298533459
14th jun 2018

Assista ao Vídeo Institucional do Ministério da Segurança Pública.

Estes são integrantes operacionais do SUSP. São os membros das Policias Brasileiras.
13th jun 2018

Presidente do Conselho Nacional das GMs falando sobre as Guardas e o Susp. Agendas em Brasília

Entenda como as Guardas avançaram e o que é necessário para solidificar as conquistas.
13th jun 2018

Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais Participa do Seminário Nacional de Segurança Pública



Neste dia treze (13) de junho, O Presidente do CNGM, Comandante Carlos Alexandre Braga, juntamente com membros da diretoria do CNGM, participa de Seminário promovido pelo Ministério de Extraordinário da Segurança Pública.

O Evento contou com a participação do Excelentíssimo Presidente da República, Michel Temer e acontece um dia após a publicação da lei 13.675 de 11 de junho de 2018, que instituiu o Sistema Nacional de Segurança Pública e que sacramenta as Guardas Municipais como integrante operacional, em pé de igualdade com as demais polícias brasileiras.
13th jun 2018

Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais Presente na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ da Câmara Federal

  Em um dia repleto de compromissos em Brasília, com o Seminário Nacional de Segurança Pública e com a possibilidade de aprovação na CCJ da Câmara do PL 5488/2016 de autoria do Deputado Federal de Goiás, Delegado Waldir, o Presidente do CNGM, Comandante Carlos Alexandre Braga, juntamente com membros da diretoria do CNGM, está fazendo contato pessoalmente com os Deputados membros da comissão para pedir que o projeto seja aprovado na CCJ.


O PL altera o artigo 22 da lei 13.022 de 2014, o Estatuto Geral das Guardas Municipais, da seguinte forma:

“ Parágrafo único. É assegurada a utilização de outras denominações consagradas pelo uso, como guarda civil, guarda civil municipal, guarda metropolitana, guarda
civil metropolitana e polícia municipal”

#saudacoesazulmarinho

13th jun 2018

Temer sanciona o Sistema Único de Segurança (SUSP)

Presidente da República sancionou em (11/06) a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública e editou medida provisória que garante orçamento permanente para a área.
saiba mais:
http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2018/06/temer-defende-integracao-para-politicas-seguranca-brasil
maio 2017
11th maio 2017

Dep. Ronaldo Santini trabalha para aumentar Guardas Municipais

Deputado Ronaldo Santini reúne lideranças para aumentar número de municípios com guardas municipais.


Nesta quinta-feira (11), o deputado Ronaldo Santini recebeu em seu gabinete Clóvis Eduardo Pereira, Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais e integrante da Guarda Municipal de Montenegro; Ararê de Moura, integrante da Guarda Municipal de Montenegro e Secretário Executivo Nacional; Kadu Müller, vice-prefeito de Montenegro; e Rodrigo Amadeo Battistella, secretário municipal de Indústria.

O tema analisado foi a respeito da Cooperação Técnica Operacional. A proposta que a Comissão de Segurança Pública tem é de que municípios que já tenham uma Guarda Municipal possam prestar serviços em cidades que não tenham à disposição este tipo de segurança, se adequando a lei 13.022, que permite guarda armada somente em municípios com população acima de 50 mil habitantes. Ronaldo Santini pontuou a importância da iniciativa, que de forma consorciada, integraria serviços com a Brigada Militar, Polícia Civil e demais órgãos de segurança.

“As guardas municipais estão mostrando que é possível trabalhar, de forma integrada, sem invadir competência dos outros órgãos, e sim somar forças no combate à criminalidade”.

A reunião também discutiu maneiras de orientar municípios que queriam criar a sua própria Guarda Municipal.
9th maio 2017

A morte do Guarda Danilo

Nesses dias difíceis o Guarda Danilo nos deixou uma lição imortal do que somos ou devíamos ser.

Diante de um assalto, fora do serviço, salvou com a própria vida uma vítima desconhecida num gesto de emocionante coragem.

Essa atitute nobre e rara que o torna o herói dos nossos dias, em meio a tanto desalento, nos revela a verdadeira natureza dos homens de bem da nossa terra, capazes da extrema renúncia da própria vida em defesa do próximo.

Nessa cena dantesca podemos olhar a mão de sangue do assassino e lamentar. Prefiro olhar o guarda Danilo subindo as escadas do Panteon dos Heróis da Pátria e me orgulhar da lição de vida que nos deu.

Talvez não sejamos todos chamados por Deus para dar em um segundo a vida pelo nosso próximo, mas certamente somos chamados a dar cada segundo da vida pelo outro.

No velório, a jovem esposa nos disse convicta: ele faria de novo, mesmo sabendo da morte. Mais não se podia dizer em testemunho do caráter desse homem simples que ofertou-se a si mesmo para nos deixar um legado. O menino Carlos Eduardo, de 14 anos, e seu irmão, Luis Vinicius, de quatro anos, estão muito perto das fontes da vida para compreender a morte. Não o terão amanhã. Não o terão nunca mais. O pai amigo, presente e companheiro, exímio adestrador de cães, não os ajudará na lição da escola, a jogar bola a ver um filme na televisão.

Mas sua bravura e exemplo permanecerão para sempre.

Pensei em dar seu nome ao Grupamento de Treinamento de Cães da Guarda Municipal, mas acho que ficará melhor em uma escola.

O Guarda Danilo é nosso herói e grande professor. Com sua morte nos ensinou que não somos a violência nem a corrupção.

Nós somos o Rio de Janeiro da bravura dos nobres que odeiam a violência e a injustiça e morrem pela causa da Paz.

Homenagem póstuma ao Guarda Danilo Gonçalves dos Santos Falecido em 4 de maio de 2017. Assassinado ao salvar uma vítima.

Marcelo Crivella é prefeito do Rio de Janeiro
abr 2017